OBRIGADO!, Você é o VISITANTE

5209

18 de novembro de 2011

PROJETO MACAMBIRA/ANINCUNS: SERÁ QUE SAIRÁ DO PAPEL?

PREFEITO DE GOIÂNIA PAULO GARCIA APRESENTA PROJETO FINAL E ASSINA EDITAL DE LICITAÇÃO DO MACAMBIRA ANINCUNS                                             

Solenidade para detalhamento do projeto e lançamento de edital para contratação de empresas será realizada às 10 horas, no 6º andar do Paço Municipal. Obras devem começar em março
O Prefeito Paulo Garcia apresentará durante uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira, 21, às 9 horas, no 6° andar do Paço Municipal, o projeto final do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama).

Na ocasião, serão detalhadas as obras e intervenções previstas para a implantação dos parques, bem como ações que serão empreendidas para a recuperação das margens e leitos dos rios e córregos, com vistas a minimizar os problemas ambientais gerados pela ocupação desordenada do espaço urbano e melhorar a qualidade de vida dos moradores residentes no perímetro de influência do programa, além de beneficiar toda a população de Goiânia.

Também durante a coletiva haverá a assinatura do edital de licitação para a contratação das empresas para construção dos Parques. O início das obras está previsto  para março de 2012.

O ProgramaO Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) contará com 46 espaços comunitários, entre quadras poliesportivas, praças, orquidário, aquário, lagos, auditório, centros culturais, etc. Além do Parque Linear, o Puama ainda prevê a criação de outra unidade de conservação ambiental – o Parque Macambira, no Setor Faiçalville.

A área de intervenção do Puama está voltada para a bacia hidrográfica do Ribeirão Anicuns que drena aproximadamente 70% do município e sofre com problemas como edificações em área de preservação, processos erosivos, lançamentos irregulares de efluentes, disposição de resíduos sólidos ao longo dos vales e falta de proteção adequada para as áreas de recarga dos lençóis freáticos.

Entre as intervenções previstas no projeto estão a execução de obras estratégicas, que vão desde a recuperação das margens e leitos do rio até o melhoramento de pontes e bueiros, que irão minimizar os problemas ambientais gerados pela ocupação desordenada do espaço urbano e melhorar a qualidade de vida dos moradores residentes no perímetro de influência do Programa e beneficiar toda a população de Goiânia.

BenefíciosEstima-se que cerca de 350 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com o Programa por meio de obras de infraestrutura urbana e social nos 131 bairros localizados nas proximidades do Córrego Macambira e do Ribeirão Anicuns. Estão previstas benfeitorias como pavimentação, drenagem, iluminação, construção de escolas (de ensino básico e de ensino infantil), unidades básicas de saúde, centros comunitários, quadras poliesportivas, praças de jogo, ginásios cobertos, bem como a regularização urbana e o reassentamento de famílias e negócios em áreas de risco.

http://www.goiania.go.gov.br/site/index.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário