OBRIGADO!, Você é o VISITANTE

14 de junho de 2011

DESPERDÍCIO DE ÁGUA, Elimine-o

 É incrível, aliás, é um absurdo o nível de falta de respeito com o próximo, com a natureza e consigo mesmo, a falta de consciência ambiental de certas pessoas. Hoje pela manhã no meu trajeto para o trabalho às 07h30min numa avenida de grande circulação em Goiânia deparei-me com um cidadão com uma atitude que me chamou a atenção para um problema que as pessoas ainda insistem em fazer. Desperdício de água. O camarada lavava, ou melhor, varria a calçada com um jato d’água que escorria ao longo da via. Infelizmente ainda hoje, em pleno século XXI, com tantos acessos a informação, campanhas, apelos de ONG’s, governo, mídia, etc., pessoas fingem não saber ou não querem entender que todos nós dependemos da água todos os dias.

Pensando em problemas como este, a UNESCO (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas) decidiu institui o dia mundial da água (22 de março) a fim de conscientizar e sensibilizar o poder público, a comunidade, o indíviduo, para a importância da preservação desse bem tão importante e cada vez mais escasso. Segundo artigo publicado no site natureba.com.br:

“Setenta por cento da superfície do planeta é coberta por água. Quase toda a água que existe na Terra (97,5%) é salgada e está nos oceanos, sendo imprópria para o uso agrícola e industrial. (UNESCO).

Apenas 2,5% da água do nosso planeta é doce e a maior parte está em geleiras.

Menos de 1% de toda a água que existe é própria para consumo do homem e está nos rios, lagos e lençóis subterrâneos (difícil acesso).”

E ainda de acordo com o texto publicado no site do Natureba, o alto consumo de água por meio doméstico gera uma grande quantidade de esgoto, o qual se não for tratado polue os rios e córregos. Em face a essa situação, o Brasil se coloca como o maior desperdiçador de água potável do mundo, o que continua sendo um absurdo mesmo ele tendo a maior reserva de água doce do planeta, é preciso haver mais conservação dos recursos hídricos e economia de água em todos os sentidos.

Estabelecido o dia mundial da água, os estados foram convidados a dedicar este dia, conforme o contexto e a realidade de cada um, a promoção da conscientização e sensibilização pública por meio de conferências, seminários e campanhas em geral. Cabe, então, as autoridades a viabilização e execução de programas de educação ambiental e cabe, principalmente, a cada indíviduo fazer a sua parte para o bem da humanidade, da natureza e para o seu próprio bem, não ficar esperando somente pelas ações do poder público e nem ficar esperando pelo dia mundial da água para utilizar adequadamente a mesma.

Diante da necessidade explícita de mudarmos os nossos comportamentos com relação ao uso da água de uma forma geral, podemos começar deixando de lado a preguiça e realizar atitudes simples que farão uma grande diferença no modo de vida em sociedade, acreditamos que, com a cooperação de todos, todos serão beneficiados.

Segue a baixo algumas dicas de mudança de hábitos relacionadas ao uso adequado e consciente da água: extraído do site http://www.sesisp.org.br/agua/telas/dicas.asp


No Banheiro:

Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira aberta pode consumir, por minuto, até 2,4 litros (numa casa) ou 16 litros (num apartamento).

Tome banhos rápidos. A cada minuto no banho você gasta de 3 a 9 litros.

Regule as válvulas de descarga.

As convencionais usam cerca de 40% de toda a água de uma casa ou escola.

Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga são 10 litros de água desperdiçados.

Na cozinha:

Limpe bem os pratos e panelas e jogue os restos de comida no lixo.

Deixe a louça na água para facilitar a lavagem.

Feche a torneira enquanto ensaboa e volte a abri-la apenas para enxaguar.

Ligue a máquina de lavar louça apenas quando estiver completa.

Na lavanderia:

Utilize a lavadora de roupa só quando ela estiver cheia e ligue no máximo três vezes por semana.

Reaproveite a água de chuva ou da máquina para lavar o chão da cozinha, área de serviço e quintal.

Nas áreas externas:

Varra as calçadas para retirar o lixo e use balde em vez de mangueiras.

Molhe as plantas com regador quando o sol estiver mais fraco.

Lave o carro utilizando o balde.

Prefira jardins a áreas cimentadas, favorecendo a infiltração da água no solo.

Manutenção:

Elimine vazamentos.

Troque ou conserte torneiras pingando.

Faça o teste do relógio de água.

Se os ponteiros continuarem rodando sem consumo, é sinal de vazamento.



Fonte: Portal Sesi-SP - http://www.sesisp.org.br/agua/telas/Atitudes.asp;

          Natureba - http://www.natureba.com.br/desperdicio-agua.htm;

          UNESCO - http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/water/

Boa consciência a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário