OBRIGADO!, Você é o VISITANTE

10 de outubro de 2011

ESTIAGEM DE CONSCIÊNCIA

Assim como em todos os anos, todo ano é a mesma situação, sempre os mesmos sofrimentos dando ibope para as mesmas manchetes, recheadas de repetidas recomendações, e ano após ano parece que só pioram as manchetes, são ações que contrariam até mesmo os mais irracionais dos animais, pois eles quando um comportamento lhes prejudica não o repete mais, o homem, porém insiste em fazer e em refazer aquilo que causa danos ao próximo e a ele mesmo. Insiste em um comportamento destruidor mesmo sabendo de suas conseqüências negativas a ele mesmo. Não sei que nome se dá a isso, aliás, até sei. Burrice.
Em todo período de estiagem milhares de pessoas sofrem com problemas respiratórios, devido aos baixos níveis de umidade do ar e ainda há quem contribui para o agravamento desses problemas de saúde por meio da poluição do ar, com suas devastadoras queimadas.
As queimadas estão por todas as partes, no meio rural e urbano, nos parques e reservas, e até nas margens de córregos e rios. A fumaça se espalha por toda cidade invadindo as casas e nossos pulmões, fazendo com que a maioria da população fique dependente de um sistema de saúde pública precário, praticamente abandonado à própria sorte.
Mas graças a Deus, espera-se que logo, logo comece o período chuvoso e assim teremos uma trégua dessas queimadas que trazem tantos problemas. Será? Não, geralmente o problema só muda de nome e os atingidos acaba sendo, na maioria, os mesmos que sofrem por causa das queimadas. Ai é que começa, então, outro problema provocado pelo homem, que são as enchentes e alagamentos, pois em boa parte dos lugares onde o homem desmatou e queimou agora há concreto e asfalto, a água da chuva já não tem mais para onde ir. O ser humano esta “concretando” tudo, coitadinho dos gatos não têm mais nem onde enterrar suas fezes.
Só mesmo por Deus poderá as futuras gerações conseguir sobreviver na Terra diante de tantos problemas e desastres. Vivemos na era do conhecimento e da tecnologia, mas tudo em nós é muita informática e pouca consciência. Não quero que essa relação tecnologia/consciência se inverta, desejo apenas que desenvolva e cresça na mesma proporção.
 (texto publicado no jornal Diário da Manha do dia 28/09/2011. http://www.dm.com.br/)


MANOEL S. FERREIRA
Formado em gestão de RH (Cambury)
Empregado público

Nenhum comentário:

Postar um comentário